BISCUIT

Massa de Biscuit Caseira

Hoje vim passar uma receita para quem deseja iniciar no biscuit, a receita de hoje é uma massa caseira simples e fácil, para você ir experimentando esta técnica de artesanato linda e relaxante

Receita de massa de biscuit

  • 2 xícaras de chá de Maisena (amido de milho)
  • 2 xícaras de chá de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou cola para Porcelana Fria
  • 1 colher de sopa de suco de limão (ou vinagre)
  • 2 colheres de sopa de vaselina líquida
  • 1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
  • Tigela de vidro (para microondas)
  • Colher de pau

Misture todos os ingredientes na tigela de vidro, menos o creme para as mãos.

Mexa bem até que todo amido esteja dissolvido.

Em seguida leve a tigela ao microondas por 3 minutos, a cada 1 minuto você deverá abrir o microondas e mexer tudo com a colher de pau para que ela cozinhe toda por igual.

Atenção: os diferentes tipos de microondas podem variar o tempo de cozimento da mistura. Por isso o ponto deve ser observado a cada minuto, sempre que você mexer a massa. Se for necessário deixe mais dois minutos de cozimento de acordo com a potência de seu aparelho.

 

 

Sove bastante a massa..

Assim que a massa estiver totalmente cozida, espalhe o creme para as mãos numa superfície de mármore ou de granito, de preferência. Não é recomendado o uso de pias ou placa de alumínio ou inox,  porque a massa estará quente e o calor danifica.

A massa tem que ser sovada ainda quente, pois isso vai garantir um resultado satisfatório, mas muito cuidado para não queimar as mãos. Se a massa estiver muito quente ao toque para você, vá sovando aos poucos e se acostumando com a temperatura.

Quanto mais ela for sovada melhor ficará para trabalhar com ela!

 

Quando ela estiver terminada e ela se encontrar numa consistência homogênea, faça um rolinho, e coloque a massa em um saco plástico ou envolva em filme plástico assim evita que crie bolhas de ar, o importante é estar bem fechada.

Dicas importantes

Quando a massa de Biscuit esfriar, ela provavelmente vai estar suada. Então você deverá seca-la com um pano de prato e coloca-la em outro saco plástico seco.

Caso na hora do cozimento ela tenha ficado muito dura a ponto de não conseguir sová-la, não se preocupe, reserve esta mais dura em um saco plástico bem fechado e faça outra de consistência mais mole para sová-las juntas depois.

 

A massa de biscuit depois de pronta tem que estar envolta em um saco plástico e se manter assim até a hora do uso para que não resseque.

Algumas informações importantes:

• A cola tem que ser necessariamente a Cascorez, rótulo azul “própria para Porcelana Fria”, pois outras marcas não fica com boa consistência na massa. Nunca use  cola escolar comum, ou colas de rótulos que não sejam azul, outras não da certo.

• O limão é usado como conservante da massa ou vinagre, para quem achar mais prático.

• O creme para as mãos é usado apenas na hora de sovar a massa de biscuit. Uma colher onde unta-se o lugar que irá sovar a massa. Não pode ser um creme gorduroso ou que contenha silicone, pois isso fará com que a massa esfarele. Podemos encontra-los facilmente em lojas de artesanato ou mesmo em lojas de cosméticos.

 

O que usar para tingir a massa de Biscuit

O tingimento pode ser feito de várias maneiras, e hoje encontramos uma variedade de tintas próprias para isso. São elas:

 

– tinta de tecido: a mais conhecida e usada por quem faz Biscuit.

– tinta óleo: geralmente escurece bastante a massa depois de seca.

– tinta acrílica: dá um bom tingimento e escurece muito a cor inicial tingida.

– pigmento de construção: mas não é muito recomendado.– massa de biscuit colorida: hoje com a variedade de cores de massa (inclusive em tamanhos menores) podemos misturá-la entre si e obter uma cor, mais fraca e suave.

Atenção: tinta guache e corante alimentício NÃO serve.

Pronto!

Agora é colocar mãos à obra e preparar a receita de acordo com as informações. Deixem a massa de vocês prontinha pois em breve vamos ensinar aqui como fazer variados tipos de enfeites em biscuit.

Temos dicas bem legais de variados tipos de artesanatos confira!!!

Qualquer dúvida estou a disposição, deixem seus comentários, e aguardem os primeiros tutoriais em breve!

Recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *